quinta-feira, maio 21, 2009

Workshop de Escrita Criativa - já começou

Enriquecedor, surpreendente, gratificante. Três adjectivos que descrevem a essência retirada de cada aula desta experiência, que ainda está a decorrer, onde se pretende desbloquear e desenvolver a imaginação e aplicá-la à escrita.
As palavras fluem como se tivessem vontade própria. Como se as nossas mãos sentissem um formigueiro impulsivo que as leva a pegar numa caneta ou num lápis e as coloca diante de uma folha pronta a ser escrita.
Nem sempre é fácil desbloquear a capacidade e rapidez da imaginação. Cada um a seu ritmo.
A interacção entre o grupo de pessoas, absorvidas num mesmo propósito, é fundamental para que haja uma maior entrega, sem receios de dar a conhecer o nosso pequeno grande mundo imaginativo.
Os exercícios realizados são perfeitamente aplicáveis em casa, numa sala de aula, num jardim, etc, podendo ser feitos em grupo (aulas, com os amigos, com a família) ou individualmente. São ferramentas que ajudam o processo criativo, independentemente do seu fim, ou seja, esses processos podem originar diversos géneros de textos.
Saber escrever correctamente e saber abrir horizontes, não nos deixando levar pela corrente da atitude passiva que nos dá tudo de imediato e nos castra o desenvolvimento do pensamento, são bens preciosos. Tudo é comunicação e escrever é uma das formas.

Sem comentários: